Como acontece o clareamento de dentes?

Postado por Categorias: Tratamentos
Como acontece o clareamento de dentes?

Com o passar dos anos a aparência dos dentes se altera principalmente em decorrência do estilo de vida de cada pessoa. Assim, a tonalidade dos dentes tende a escurecer principalmente em função da inadequada higiene bucal, do tabagismo, pelo avanço da idade e pelo consumo contínuo de alimentos ácidos e bebidas como café e chá.

Estes, contudo, são apenas alguns entre os mais diversos fatores que influenciam na pigmentação de nossos dentes, que também é fruto de nossa herança genética.

A decisão de realizar o clareamento dos dentes passa primeiramente por uma avaliação do dentista. Ele fará uma verificação do estado atual da arcada dentária e indicará as possibilidades disponíveis para cada pessoa. Para escolher o método adequado para cada caso, o dentista leva em consideração uma série de variáveis, como as causas da pigmentação indesejada, por exemplo.

De acordo com o estilo de vida da pessoa, o resultado permanece por cerca de dois ou três anos. Para aproveitar os efeitos do clareamento dental pelo maior período possível, deve-se ter dedicação total com a higienização bucal e evitar bebidas como refrigerantes, sucos com corantes, vinho tinto, chá, café e alimentos como beterraba, chocolates e ketchup. Além, é claro, de cigarros e bebidas alcoólicas.

O clareamento dental não deve ser efetuado em pessoas com sangramento gengival e hipersensibilidade nos dentes. Não é recomendado para gestantes e lactantes, assim como para pacientes com restaurações e próteses dentárias, pois esses acessórios não assumem a mesma tonalidade dos dentes clareados.

O clareamento dental caseiro é extremamente seguro e eficiente, porém, esse método demanda atenção e disciplina por parte do paciente. Para a execução deste tratamento, o dentista providencia uma moldeira de silicone feita sob medida para o paciente, que deve preencher o dispositivo com o gel clareador e aplicá-lo diariamente por um período que geralmente varia entre três e quatro semanas. O tempo de contato diário do gel depositado na moldeira com os dentes do paciente é determinado pelo dentista para cada paciente.

O clareamento realizado em consultório pode acontece de uma a três vezes – uma vez por semana. O elemento clareador de alta concentração é aplicado nos dentes do paciente e uma fonte de luz, normalmente Laser ou LED, é utilizada para acelerar e potencializar a ação.

Os efeitos do branqueamento podem ser notados logo ao final da primeira visita ao consultório e o benefício estético final também é excelente. Há profissionais que acreditam na combinação das duas técnicas de clareamento como a melhor alternativa. Essa investida consiste em uma ou duas sessões no consultório associadas ao uso da moldeira caseira e de um creme dental whitening nas escovações diárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *