O tratamento para alinhar de forma natural os dentes passa, normalmente, pelo tratamento ortodôntico, através da colocação de aparelho ortodôntico ou aparelho dentário que é usado para corrigir a posição dos dentes. As forças exercidas pelo aparelho permitem a movimentação dos dentes para a sua posição correta. Ou seja, esta movimentação resolve o problema do desalinhamento, desde que seja efetuado o diagnóstico de forma correta e o tratamento definido se ajuste à técnica selecionada.
Os Aparelhos Ortodônticos ou Dentários
Existem inúmeros tipos de aparelhos:
– Fixos (com braquetes de cerâmica ou de aço, ambos podendo ser autoligados ou não autoligados);
– Removíveis;
– Alinhadores transparentes;
– Entre outros.
Além de diversas biomecânicas, que podem ser:
– Com ancoragem esquelética (mini implantes);
– Sem ancoragem esquelética e com uso de aparelhos extra orais;
– Entre outras.
Após a avaliação do dentista será definido, em conjunto com o paciente, o mais adequado para cada situação.
O tempo de utilização do aparelho vai depender da técnica utilizada para a correção, assim como da severidade do mau posicionamento dentário. A duração do tratamento prolongar-se-á por mais meses nos casos de dentes muito tortos, onde muitas vezes para se conseguir ganhar o espaço necessário para o alinhamento, será necessário se recorrer à cirurgia para extração de dente. Ou seja, pode existir a necessidade de extrair (“tirar” ou “arrancar”) um ou mais dentes antes ou durante o tratamento com o aparelho dentário.
O tempo médio do tratamento ortodôntico ou de correção com aparelho dentário situa-se entre os 12 e os 36 meses (um a três anos), isto pode variar muito de acordo com a severidade de cada caso.